Diabetes & SUS

CASO:

Uma cliente DM1 que não possui plano de saúde precisou ingressar em face do Estado e de seu município para alcançar o tratamento indicado pelo médico que a acompanha. .
.
Sabemos que alguns insumos para diabéticos são dispensados pelos entes públicos (Estado e Município) sem que haja necessidade de ingressar com ação judicial, porém, no caso de tratamento específico como nesta situação (tratamento com Bomba de Insulina e Insumos), que não está na lista oficial do SUS, necessária se faz a judicialização.
.

A DECISÃO:

Nesta decisão ocorreu uma situação diferente: a juíza da causa entendeu que os insumos que constam na lista do SUS (fitas reagentes e lancetas) não seriam deferidos, tendo a Autora que se dirigir até a secretaria de saúde para busca-los e, caso não houvesse disponibilidade, aí sim informaríamos nos autos do processo para que fosse determinado o bloqueio nas contas públicas para levantamento do valor e alcance do tratamento completo. .
.
CONCLUO que vidas importam SEMPRE, porém há que se ter bom senso em primeiro lugar. Se há previsão na lista oficial do SUS, não há que se falar em bloqueio de contas judiciais, guardadas TODAS as peculiaridades dos casos concretos, SEMPRE!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *